Igreja Presbiteriana da Graça

Artigo

O lar cristão, os deveres domésticos



O lar cristão, os deveres domésticos

A fala de Josué diante do povo em Siquém reflete mais que uma promessa. Ele determinou que no que dependesse dele, ele e sua família serviria ao Senhor. Não podemos empurra toda a responsabilidade para Deus. Ele com certeza fará a Sua parte, mas devemos fazer a nossa.

Maridos (Ef 5.25-33; Cl 3.19; Gn 2,24; Mt 19.4-6)

Sacerdócio → Josué assumiu a responsabilidade sob a vida espiritual de sua família. (Leia Dt 6)

Casamento é compromisso assumido indefinidamente. Tenho que ter a consciência que é até a morte. Você declarou isto no casamento, uma aliança é indissolúvel.

Amar ao ponto de se entregar. Considerar sua vida mais importante. Como Cristo, ou seja, você é um representante de Cristo na vida de sua esposa.

Tratar respeitosamente, sem mau humor.

Deixar pai e mãe: você passa a ter sua casa. Nada de comparações.

Esposas (Ef 5.21-24; Gn 2.18; Cl 3.18; 1Pe 3.1-6; Tt 2.4,5)

Submissa (do grego hupotasso): atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade e levar uma carga.

“Esposa, entenda e dê apoio ao seu marido” (Ef 5.21 – Bíblia  A Mensagem – Ed. Vida)

A intensão não é mostrar quem manda, mas aprender a viver sob os cuidados. Com maridos descrentes a esposa cumpre o exemplo de Cristo em submissão, mansidão (atitude de cooperação) e tranquilidade.

Pais (Pv 22.6; Dt 6.7,20-24; Ef 6.4; Pv 13.24, 22.15, 23.13, 29.15,17; Cl 3.21)

Ensinar é uma responsabilidade dos pais perante o Senhor, e junto com a mesma recebemos a promessa que se realizarmos nosso papel, nossos filhos não irão permanecer no que ensinamos. Ensinamos mediante o que praticamos, não o que mandamos.

“Pais, não provoquem seus filhos, sendo duros demais com eles. Tratem de segurá-los pela mão para guiá-los no caminho do Senhor.” (Ef 6.4 – Bíblia A Mensagem – Ed. Vida)

“E vós, pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas educai-os com correções e advertências que se inspirem no Senhor.” (Ef 6.4 - Bíblia de Jerusalém Ed. Paulus)

Guiá-los pela mão mostra caminhar juntos. Se inspirar no Senhor e agir como representante de Deus. Seu filho irá se relacionar com Deus mais facilmente se o seu relacionamento com ele o inspirar a isto. Educar é sinal de amor.

q Filhos (Ef 6.1-3; Cl 3.20; Pv 6.20-22; Ex 20.12; Lv 19.3)

Obediência  é um dever que agrada ao Senhor a atrai suas  bênçãos. Aprenda a escutar seus pais. Você pode não acreditar, mas eles são mais sábios  que você. Eles possuem a experiência. Escute e guarde aquilo que ouviu.

Conclusão: A família é um projeto do Senhor, mas, como todo projeto, só será bem sucedido se seguimos a risca as orientações do Engenheiro. Só Ele  possui toda a sabedoria para nos conduzir a perfeita edificação de nosso lar. Precisamos escutá-lo e agir sob sua orientação.

Uma ótima semana na presença de Deus.